Eram 17 minutos do primeiro tempo. No Maracanã, o Fluminense possuído, marcava dois gols em cima do time do Vitória. No Mineirão, os verdes abriam o marcador contra o forte time do Cruzeiro. Na Arena, a jovem equipe Atleticana levava um sufoco nos minutos iniciais, deixando apreensiva sua torcida que acompanhava a tudo simultaneamente. Meu amigo na cadeira ao lado fazia seus prognósticos visivelmente nervoso. Virei para ele e tranquilamente lhe disse: Calma rapaz, ganharemos aqui, e os coxas levarão um pau lá no Mineirão.
E assim o foi. Final de partida, Atlético confirmando sua permanência na elite e o rival caseiro, novamente humilhado por uma acachapante goleada, a beira do rebaixamento no ano de seu pífio centenário. Motivos de sobra para sair festejando da Arena em busca do barzinho mais próximo e saborear aquela gelada.
Seria impossível não comemorar a permanência da equipe na primeira divisão. Ainda mais pelo fato de colaborarmos para que os verdes ficassem a um palmo da porta de entrada do inferno. E também por causa da imprensa carioca que babou o ovo do time do foguinho a semana toda, que por ter vencido seu jogo anterior de virada, acreditava em uma vitória fácil dentro do Caldeirão. Demos um cala-boca nos cariocas, que agora terão que lutar por sua permanência contra um concorrente ao título. Certamente, ingênuos que são, desconheciam o poder de nossa magnífica torcida dentro de casa e do que somos capazes.
Mas foi o tipo de comemoração que sinceramente eu não gostaria de celebrar. São três anos consecutivos em que praticamente jogamos apenas para nos manter entre os vinte melhores clubes do Brasil. Lutar para não ser rebaixado é algo que não condiz com a grandeza de nosso Clube, que hoje sendo o modelo de administração que é e com todo o patrimônio que tem - inclusive com seu magnífico estádio indicado para jogos da Copa do Mundo de 2014 - não pode entrar nas competições em que disputa, principalmente as de nível nacional e internacional, apenas para fazer figuração.
Foram três anos de angústias para o torcedor Atleticano, acostumado a conquistas e boas colocações nos campeonatos em que disputou, principalmente após a grande reformulação do Clube iniciada por Mario Celso Petraglia. Quero acreditar que a partir de agora, a diretoria que aí está, retome o planejamento vitorioso que transformou nosso Clube em um dos maiores do Brasil e por que não, do mundo.
Sinceramente, creio que teremos um time bastante competitivo para o ano que vem. A renovação de Paulo Baier, as presenças de Claiton e Marcinho, aliada as gratas promessas da garotada da base nos credenciam a ter uma equipe forte para o ano de 2010, além é claro de novos reforços que acredita-se estarão por vir. Precisamos ajustar alguns setores, principalmente no gol, que tem sido um dos problemas crônicos da equipe nos últimos anos.
Fim de mais um campeonato, restando mais um jogo frente ao Barueri apenas para confirmar presença na Sulamericana do ano que vem. De resto, é acompanhar de camarote esta semana o sofrimento e a apreensão dos dois times cariocas e de nosso pobre rival verde, que poderá presentear seus torcedores no ano de seu “centernada” com uma bela queda a segunda divisão. Não ficarei nem um pouco triste também se o rebaixado for o time do “flusinho”, várias vezes ajudado pela cartolagem brasileira com seguidas viradas de mesa.
Uma ótima semana a toda torcida Rubro-Negra, já com vistas a grandes conquistas no ano que está por vir!
[segunda-feira, novembro 30, 2009
|
Comentários
]
Colunistas
Emercap
Fora de Campo
CAPNEWS
Fanatismo.com
Neneco
Luiz Gomes
Palavra do Embaixador
Palhinha
Rapidas do Furacao
Enquete
Corneteiro do 108
Direto da Arena
Projeto Camisas Historicas
Embaixada Guaratuba
Acompanhar os jogos
Bolada
Copa 2014
Embaixada
Musa do Atletico
Timemania
Antonio Lopes
Arena
Assista ao jogo
Atletico
Atletico Guaratuba
Bares
Conquistas
Entrevista
Fundacao do Atletico
Furacao
Hino
Historia
Mural Rubro-Negro
Novo visual
Petraglia
Radio
TV
Web
0 comentários
Postar um comentário