Pontos Corridos
De 1971 a 2002, foram disputados 32 Campeonatos Brasileiros, com praticamente 32 fórmulas de disputas. O torcedor nunca sabia o que os cartolas aprontariam no próximo ano. Chegamos a ter uma primeira divisão com 94 clubes em 79 e o cúmulo de ter um campeão, provavelmente o único na história do futebol, com saldo de gols negativos, no ano de 1985. Entretanto, de uns tempos pra cá o futebol deixou de ser só diversão, e passou a movimentar dezenas, centenas de milhões de Reais.
Os patrocinadores não podiam mais permitir tal bagunça e exigiram um calendário decente. Também já estava na hora de acabar com as famosas canetadas e viradas de mesa. Decidiu-se então que em 2003 seria utilizada a mesma fórmula dos campeonatos europeus, turno e returno, pontos corridos, quem chegasse na frente seria o campeão.
Considerada por muitos a mais justa das disputas. Muitas críticas surgiram, muitos diziam que a fórmula não pegaria no Brasil, acostumado a mata-matas em fases decisivas coroadas sempre com uma grande finalíssima. Opinião esta sustentada ao final de 2003 quando o Cruzeiro foi campeão com rodadas de antecedência e terminou 13 pontos a frente do vice.
Ledo engano, ano a ano todos os envolvidos vão se adaptando à fórmula e ela firma-se cada vez mais no gosto do torcedor. Apesar do mesmo time ter conquistado o campeonato nas últimas 3 edições, este fica cada vez mais envolvente, equilibrado e emocionante. Muitas surpresas acontecem, times considerados “incaíveis” amargaram ou amargam a segundona; para uns uma lição para outros um martírio.
Prova também é a tabela de classificação atual, onde todos almejam algo, seja título, G4, Sulamericana ou manter-se na primeirona. Rodada a rodada mais emoção com o afunilamento do campeonato. Assistimos jogos disputados sem nenhuma certeza de vencedor. Neste fim de semana, por exemplo, tivemos gente da ZR ganhando fora de casa de gente do G4.
Vida longa aos Pontos Corridos, uma fórmula que pode não ser a perfeita, mas com certeza emocionante e justa, onde o mais regular é o vencedor. Que o diga Murici Ramalho, vencedor 3 vezes, seriam 4 caso não tivessem anulado alguns jogos em 2005, e com grandes chances de vencer novamente este ano.
[terça-feira, outubro 06, 2009
|
Comentários
]
Colunistas
Emercap
Fora de Campo
CAPNEWS
Fanatismo.com
Neneco
Luiz Gomes
Palavra do Embaixador
Palhinha
Rapidas do Furacao
Enquete
Corneteiro do 108
Direto da Arena
Projeto Camisas Historicas
Embaixada Guaratuba
Acompanhar os jogos
Bolada
Copa 2014
Embaixada
Musa do Atletico
Timemania
Antonio Lopes
Arena
Assista ao jogo
Atletico
Atletico Guaratuba
Bares
Conquistas
Entrevista
Fundacao do Atletico
Furacao
Hino
Historia
Mural Rubro-Negro
Novo visual
Petraglia
Radio
TV
Web
0 comentários
Postar um comentário